ePowerBay, de serviços de inteligência de mercado para o setor elétrico, opera com uma base de 40 mil projetos equivalente a 300 GW de potência

Fernando Witzel (E) e André Felber

Um pouco menos de três anos de atividades foi o suficiente para a  ePowerBay (SP) – uma plataforma online de inteligência de mercado e marketplace para o desenvolvimento e comercialização de projetos de energias renováveis -, reunir em seu portfólio de clientes alguns dos maiores players do mercado nacional.

Com uma equipe formada por sete colaboradores, todos graduados em engenharia, a empresa  opera hoje com mais de 90 assinantes da plataforma, que acessam regularmente informações de projetos e infraestrutura para os mercados de geração centralizada e distribuída.

A empresa foi fundada com o capital próprio dos sócios, não estando atrelada a nenhum player do mercado, o que ajuda manter a imparcialidade e confidencialidade das análises e informações produzidas.

Além desses clientes, entre esses a italiana Enel, Votorantim Energia, CPFL Renováveis, Total Energy, Casa dos Ventos, Itaú BBA, Pátria, Siemens e Usiminas, a empresa conta com cerca de mais de 800 empresas cadastradas no sistema marketplace.

Com uma variedade de serviços de inteligência de mercado para o setor elétrico, que abrange o acompanhamento dos processos referentes aos leilões, em cada uma de suas fases, a plataforma tem como carro-chefe  uma base de  informações de projetos e infraestrutura para o mercado de geração centralizada e distribuída. Mais de 40 mil projetos com 300 GW de potência total, além do mapeamento de todas as subestações existentes na rede básica e de distribuição do Brasil, fazem parte da base de dados da empresa.

Controlada pelos sócios Fernando Witzel, engenheiro mecatrônico, com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e aplicação de soluções de BI, Gestão de Serviços, CRMs, e André Felber, engenheiro hídrico com MBA do setor elétrico, que atua há dez anos no setor elétrico, na estruturação e desenvolvimento de projetos, a empresa teve um crescimento de 70% em 2019 em comparação ao ano anterior.

Para este ano, a meta é chegar a mais de 130 empresas assinantes, o que deverá encorpar o atual quadro de colaboradores para um total de 12 engenheiros.

Entre as buscas dos clientes, as maiores demandas são de análises de projetos em desenvolvimentos, construção ou operação; de subestações da rede básica e distribuição e do portfólio dos projetos de players do mercado, entre outras. E entre as ferramentas mais procuradas  pelos clientes,  os destaque são  pesquisas sobre  players, projetos, conexões;  análises de rankings operacional e locais; BI , Dashboards e Download Files, e marketplace de projetos aptos a serem negociados.

Além do Portal a empresa produz estudos e análises, como exemplo os de competição pela conexão (leilões A-4); e de competição entre players (leilões A-4, A-5 e A-6), além de prospecção de áreas e diligenciamentos técnicos.

Mensalmente,  a empresa também publica um ranking dos parques eólicos e solares que tiveram melhor performance no período. Em 2019, o parque eólico mais eficiente foi Ventos de Santo Abrão, de propriedade da Enel Green Power, localizado na Bahia.  Entre os fotovoltaicos,  o parque mais eficiente do ano de 2019 foi Bom Jesus da Lapa I de propriedade da China General Nuclear (CGN), localizado em Minas Gerais.

“Publicamos o ranking operacional mensalmente dos parques eólico e solar a partir de dados divulgados pela CCEE, com compilação e as respectivas análises de cada projeto da ePowerBay. Parte dessas informações  são divulgadas no mercado, mas a grande parte, mais detalhada, é exclusiva para nossos clientes assinantes”, explica Felber.

“Para o futuro pretendemos desenvolver e aprimorar nossas soluções, investindo e buscando novas parcerias em tecnologia de inteligência de mercado, big data e machine learning,a fim de ampliarmos nossas atividades para outros mercados de infraestrutura” explica Fernando Witzel.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade