A importância da efetiva gestão de energia nas empresas

0
290
Daniela e Paula

(*) Daniela Hoffmann e Paula Tansini

Reduzir custos sem comprometer as operações de um negócio é um desafio enfrentado por todas as empresas. Afinal é com a redução dos gastos que se torna possível abrir caminho para melhorar a lucratividade do negócio. Na prática, os benefícios são diretos e indiretos e por isso as estratégias são essenciais para as organizações.

Um dos custos de maior influência no orçamento das organizações e que representa uma diferença significativa no planejamento é a energia elétrica. Nenhuma empresa está isenta de analisar o impacto financeiro causado pelo custo da energia em suas operações, já que é um insumo tão importante.

Crises sempre representam um desafio à gestão e a pandemia da Covid-19, que causou mais perturbações ao setor de energia do que qualquer outro evento na história recente,  trouxe impactos que ainda serão sentidos financeiramente nos próximos anos. É nesse contexto que a efetiva gestão de energia pode trazer economia considerável para a organização e melhorar, de forma significativa, a competitividade dos negócios.

Para realizar a gestão de energia é necessário conhecer o nicho do negócio, analisar o perfil de consumo da organização, e identificar as oportunidades de melhoria, podendo envolver diversas ações, como análise econômica do ambiente de contratação de energia, enquadramento tarifário, geração de energia, entre outros. Afinal, o setor elétrico é um setor comercial como outro qualquer. Por isso exige uma boa gestão para a implementação das melhores práticas. Quando isso é feito, o consumidor obtém muitas vantagens.

Como forma de assegurar uma gestão de energia elétrica mais sólida, a Ludfor Energia possui mais de 60 profissionais capacitados, com o compromisso de entregar as melhores oportunidades que o mercado oferece. Mensalmente, as faturas de energia são avaliadas e  elaborados relatórios e pareceres, informando a viabilidade no ambiente de contratação livre, ocorrência de falhas em geradores, multas por excedentes reativos, contratação de demanda, simulação de cenários, suporte tributário na recuperação de créditos de ICMS, entre outros.

Nesse sentido, as empresas que aderem à contratação de uma consultoria especializada no mercado de energia terão excelentes resultados a curto, médio e longo prazo. Aliando os conhecimentos técnicos e experiência de mercado, é possível orientar a tomada de decisão dos seus clientes e ajudá-los a definir as melhores estratégias para redução nos custos de energia.

(*) Especialista em operações no ACL e  back office da Ludfor Energia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui