A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deflagrou um amplo processo de diálogo com a sociedade para reacender o protagonismo do transporte ferroviário no Brasil. Publicada hoje no Diário Oficial da União, a Reunião Participativa nº 3/2025 convida a população, especialistas, empresas e governos a contribuírem com estudos e ideias para identificar e reativar trechos ferroviários subutilizados ou abandonados, considerados cruciais para um novo ciclo de desenvolvimento regional e nacional.
A iniciativa, em parceria com o Ministério dos Transportes, busca construir uma robusta carteira de projetos para outorga por autorização, um modelo mais ágil para viabilizar novas ferrovias. O objetivo central é transformar “patrimônios adormecidos” em eixos de integração, redução de custos logísticos, sustentabilidade e competitividade econômica, amparado pela recente Lei das Ferrovias.
As contribuições podem ser enviadas até 15 de maio, através do Sistema ParticipANTT. Além disso, uma reunião pública híbrida será realizada no dia 29 de abril, oferecendo a oportunidade de participação presencial em Brasília e virtualmente.