CGH Barra da Europa conclui 40% das obras e confirma início de operações para março de 2022

0
273

A liberação dos recursos do BRDE ao final do mês de julho coincidiu  com a conclusão de 40% das obras da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Barra da Europa, no rio Burro Branco, na divisa dos municípios de União do Oeste e Pinhalzinho. O empreendimento, controlado pela SPE Barra da Europa Participações, vai demandar investimentos de R$ 40 milhões, dos quais R$ 20 milhões financiados pelo BRDE. Com 4,60 MW de potência instalada, a CGH Barra da Europa deve entrar em operação  em março de 2022.

Com duas turbinas com potência de 2,3 MW cada e dois geradores de 2.300 kVA, a  unidade será conectada a um alimentador de 23 kV da Celesc, distante 10 km.


A Estelar Engenheiros Associados Ltda., de Florianópolis (SC), é a responsável pelo projeto. A Geometric Topografia, de Pinhalzinho(SC), foi contratada para os levantamentos topográficos e planialtimétricos.  A Enebrás , de Xanxerê (SC), vai fornecer o conduto forçado, transições e comportas e grades, e a Flessak, de Pato Branco (PR), a parte da automação e painéis. Túneis: Siton do Brasil.

As turbinas e geradores serão fornecidos pela Weg, de Jaraguá do Sul, e obra civil da Construtora Fraga, de São Ludgero. A terraplenagem e engenharia do proprietário coube à Armatto, de Águas Frias,  e as obras das linhas de transmissão serão da Cooperativa de Eletrificação Rural Vale do Araçá Ltda (Ceraçá), de Saudades.

assinatura

Assinatura de contrato com BRDE em 22 de julho

Nos meses de abril a 20 de junho, foram concluídas as escavações subterrâneas do túnel de adução, totalizando 400m, e as escavações em rocha do conduto forçado, casa de
força e canal de fuga. Também neste período foram encerradas as escavações de solo e rocha da margem direita, etapa necessária para a sequência do desvio do rio da primeira fase.

Conforme controle e monitoramento do pluviômetro instalado no canteiro de obras, no
período de março/ 2021 a junho/2021 foi registrado o acumulado de chuva de 215 mm.
A Norte  Administração e Finanças Ltda., de Águas Frias (SC), empresa especializada em prover soluções em negócios de usinas hidrelétricas, reuniu um grupo de 80 investidores para a implantação da CGH Barra da Europa.

Formada pelas empresas Barra da Europa Participações S.A. (96%) e Proprietários de terras (4%), a SPE Companhia Energética Barra da Europa vem trabalhando para o enquadramento do projeto em GD, em propostas de arrendamento da usina ou venda em prazo médio de dez anos, ou ainda participação em leilão ou venda junto ao mercado livre.

A empresa fomenta operações financeiras para clientes e parceiros, apoiando o desenvolvimento e investindo em negócios de interesses, principalmente o setor energético. É especializada em prover soluções em negócios, especialmente de energia renovável (usinas hidrelétricas), desde a concepção de grupo de investidores, como implantação das obras através de monitoramento assistido, gestão administrativa, financeira e energética durante a operação.

A Norte participa das seguintes usinas em operação, em um total de 36 MW:  PCH Coração (4,6 MW);  CGH Aparecida (3 MW);  PCH Pito (4,4 MW);  PCH Tupitinga (24 MW). Em Implantação: (24,10 MW):  CGH Barra da Europa (4,6 MW); PCH Alto Garcia (2 MW); CGH Salto Formoso (0,4 MW); PCH Jambo (14 MW);  CGH Fazenda Cachoeira (2,2 MW); CGH Couro do Cervo (0,9 MW). Em projeto e licenciamento (96 MW):  PCH Nova Erechim (24 MW); PCH Santo Antônio (2MW)  PCH Foz do Xaxim (30 MW).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui