CGH Barra da Europa define fornecedores e planeja iniciar as obras ainda no primeiro trimestre

0
539
Local onde será construída a CGH Barra da Europa

O ano de 2021 começou a todo vapor na empresa Norte  Administração e Finanças Ltda., de Águas Frias (SC), especializada em negócios de usinas hidrelétricas. Entre março e abril próximo é a previsão para o início das obras civis da CGH Barra da Europa no rio Burro Branco, na divisa dos municípios União do Oeste e Pinhalzinho (SC).

De 4,60 MW de potência instalada e garantia física de energia de 2.557 MW, o empreendimento tem seu início de operação previsto para março de 2022 e irá demandar investimentos estimados (projeto e obra) em cerca de R$ 40 milhões, dos quais cerca de R$ 20 milhões serão bancados pelos 75 acionistas que fazem parte da SPE, com o restante de financiamento.


“Com um modelo diferenciado de gestão, a Norte segue as diretrizes estabelecidas pela diretoria e o conselho da SPE, sempre buscando a melhor efetividade em custo e construção, na busca de retorno financeiro ao investidor”, afirmou o diretor da empresa, Rousty Rolim Moura.

Ao longo de 2020, foram definida as empresas Armatto, para a execução da terraplenagem, e a Siton do Brasil  para a construção do túnel, além da Weg para o fornecimento das duas turbinas tipo Kaplan e geradores.

barradaeuropa2

A implantação da CGH Barra da Europa teve início em novembro de 2020, com os trabalhos de terraplenagem e escavações  na região da casa de força, com prosseguimento das escavações em rocha na região do desemboque do túnel.

O cronograma de construção  estabelecido considera um prazo de 17 meses de duração da obra, desde o início das atividades até a geração comercial das duas unidades geradoras.

O barramento a ser construído terá um total de 13 metros de altura e 120 metros de comprimento – o suficiente para segurar o lago de 60,8 hectares da área alagada.

Com Licença de Instalação (LI) renovada em novembro de 2020, a CGH Barra da Europa reservou um área de 51,8 hectares para a  APP, por meio da assessoria da empresa Vital Engenharia.

Com duas turbinas com potência de 2,3 MW cada e dois geradores de 2.300 kVA, a CHH Barra da Europa  será conectada a um alimentador de 23 kV da Celesc, distante 10  km da unidade.

A CGH Barra da Europa, que deverá comercializar a energia na forma de Geração Distribuída,  teve seu projeto elaborado pela Estelar Engenheiros Associados Ltda., de Florianópolis (SC). A Geometric Topografia foi a empresa contratada para os levantamentos topográficos e planialtimétricos.

Atualmente, a  Norte opera no rio Burro Branco duas outras unidades: a PCH Coração (4,6 MW) e a CGH Aparecida (3 MW), além de participar diretamente de mais de 30 MW em operação e com mais de 90 MW para implantação.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui