Deterioração de barragens de hidrelétricas obriga a um monitoramento permanente

0
298

Falhas no projeto, erros de execução causados por má qualidade dos materiais e mão de obra, são as principais causas de deterioração de barragens no setor hidrelétrico, afirmam Jorge Ribeiro e Rafael Viapiana da Sultec Engenharia, nesta entrevista a MODAL. Devido ao fato de as estruturas de concreto das usinas hidrelétricas ficarem submersas, elas estão sujeitas  a diversos tipos de danos, o que implica o monitoramento permanente, acrescentam os engenheiros. Acompanhe:
Qual o papel da concessionária na manutenção das barragens? O que pode acarretar o não cumprimento dos requisitos exigidos pela agência reguladora? No setor hidroelétrico, a esmagadora maioria das concessionárias de energia tem plena consciência do seu dever e papel no cumprimento das normas de segurança das suas estruturas, sendo recorrente a existência de departamentos de segurança de barragens, constituídos por profissionais amplamente capacitados. A concessionária é responsável na íntegra pela manutenção e conservação das estruturas, conforme estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e, caso não as cumpram, ficam sujeitas as penalidades previstas em lei.

Quais as causas de deterioração das barragens de e de que modo é possível evitar essas deteriorações? Falhas no projeto, erros de execução causados por má qualidade dos materiais e mão de obra, desgaste natural por cavitação,  abrasão, cheias extraordinárias. Para evitar essas deteriorações, o importante é a adoção de materiais de proteção ao concreto, manutenções preventivas e monitoramento permanente das estruturas. A falta de manutenções programadas e preventivas acaba gerando, no médio prazo, manutenções corretivas com custos e prazos consideravelmente maiores, podendo, inclusive, ocasionar perdas consideráveis de geração.

Imagem antes da restauração

barragemantes

A qualidade da água afeta essa deterioração? Sim, o pH afeta diretamente na durabilidade do concreto. Impacto de detritos e restos de flora acabam acelerando a deterioração das estruturas.

A qualidade do concreto pode ajudar na preservação da barragem? A qualidade do concreto tem influência direta na durabilidade das estruturas. Deve-se atentar para a qualidade dos agregados e o tipo de cimento utilizados a fim de evitar as Reações Álcali Agregado que geram um quadro generalizado de fissuração. É necessário também controlar a temperatura gerada pelo calor de hidratação do cimento em grandes massas de concreto, para minimizar as fissuras por retração térmica.

Como evoluiu a tecnologia nesse segmento? Para corrigir fissuras de barragens de UHEs, PCHs e CGHs o mais indicado é a utilização de resinas de injeção para selamento de vazamentos e em alguns casos, resinas estruturais para devolver o monolitismo da estrutura. Apesar de a maioria achar que se trata de uma tecnologia recente, na verdade a injeção de resinas é uma tecnologia utilizada há mais de 35 anos. Isso permitiu uma grande evolução no desenvolvimento dos materiais assim como no aperfeiçoamento e desempenho das sua técnicas de aplicação. É muito importante adquirir produtos de fabricantes renomados, assim como da contratação de empresas especializadas para sua aplicação.

Como tem evoluído a oferta de prestadores de serviços na manutenção civil nas estruturas das plantas de geração de energia? Cada vez mais, devido às necessidades específicas do mercado de geração de energia, as empresas fornecedoras de serviços técnicos devem se dedicar quase exclusivamente a esse mercado, para dessa forma terem amplo conhecimento dos problemas a serem enfrentados e assim conseguirem apresentar soluções e resultados com grau de satisfação elevado. A excelência nos serviços e o cumprimento de prazos são hoje fatores determinantes a serem considerados na contratação dessas empresas.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui