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Estados do Cosud definem posição sobre renovação da Malha Sul em agenda no Ministério dos Transportes no dia 14 de maio

Reunião foi realizada em Curitiba/Foto/ Divulgação

 Reunidos nesta quinta-feira em Curitiba,no Palácio Iguaçu, os estados do Cosud  (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) decidiram elaborar um termo de referência para a contratação de um estudo de demanda  de cargas da Malha Sul. Dados disponíveis do Anuário Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indicam trechos com tráfego interrompido, sem atividade por razões diversas. Somados, chegam ao total de 2.280 quilômetros, o que corresponde a 31,6% da extensão total. Entre 2006 e 2023 o transporte de carga em toda a Malha Sul sofreu uma redução em 26%.

Os estados também pretendem apresentar uma proposta para o processo da nova concessão ao Ministério dos Transportes. O atual contrato da iniciativa privada com o governo federal, de 7.223 quilômetros de extensão, se encerra em fevereiro de 2027.

“Vamos analisar em conjunto uma proposta a ser apresentada para o governo federal”, destacou o vice-governador do Paraná, Darci Piana. “Uma boa malha ferroviária é boa inclusive para imprevistos. Com o volume de chuvas que tivemos recentemente, por exemplo, o setor produtivo acabou prejudicado. Se tivéssemos um sistema ferroviário mais eficiente teríamos sofrido muito menos”.

Gabriel Souza, vice-governador do RS, destacou a necessidade urgente de novos investimentos nesse modal. “Queremos melhorar a eficiência da Malha Sul”, afirmou.

NOVA LICITAÇÃO

“Está claro que estamos abaixo de 50% de utilização e isso está causando grandes custos para a nossa economia”, disse  o secretário da Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins. “Contribuímos muito para o Brasil, com indústrias fortes, logística de peso nos aeroportos e portos e estamos com uma trava na área ferroviária que precisa ser resolvida”.

O GT das Ferrovias foi criado na última reunião do Cosud realizada em março, em Porto Alegre, com o objetivo de buscar a união dos estados em torno do desenvolvimento deste modal, considerado de fundamental importância para a logística de transportes.

(Com assessorias de imprensa do Paraná e Santa Catarina)

 

 

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