O presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, em sua apresentação para o presidente da Câmara de Comércio de Dubai, Mohammad Ali Rashed Lootah, nesta terça-feira (20), mostrou o cenário do estado de Santa Catarina, destacando o ambiente favorável para startups, a presença de uma indústria diversificada, oportunidades de investimento em infraestrutura e potencial para parcerias em diversos segmentos. A agenda de hoje fez parte da programação oficial da missão organizada pelo governo do estado aos Emirados Árabes Unidos.
As indústrias automotiva, do agronegócio e alimentos, de construção de barcos, têxtil, de energias renováveis, de madeira e papel, de móveis e da construção civil estiveram entre os destaques apresentados durante o encontro. Aguiar também chamou atenção para a relevância do estado na transformação digital e na robótica.
Para ele, a FIESC pode ser um parceiro estratégico para os empresários dos Emirados Árabes que queiram investir em Santa Catarina, contribuindo para o desenvolvimento de novas parcerias tecnológicas, de novos produtos e negócios.
“O conhecimento que a FIESC tem das características e das potencialidades da indústria catarinense e também de indicadores socioeconômicos e informações sobre o mercado brasileiro podem ser de grande valia para o desenvolvimento de estratégias para investidores árabes que queiram ampliar seus negócios”, destacou.
Aguiar salientou ainda a importância do estado e de seu parque fabril para a economia brasileira, mostrando a participação catarinense na produção industrial de itens como vestuário (30,7%), eletrodomésticos (30,7%), carne suína (29,7%), produtos de madeira (26,1%), motores elétricos, transformadores e geradores (28,1%), construção de barcos e iates de luxo (29,2%) e tecidos de malha (56,5%).
No dia 19, a comitiva catarinense reuniu-se com o Ministro de Estado do Comércio Exterior, Thani Al Zeyoudi, com executivos do Distrito Financeiro de Dubai e também com o diretor da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimeo.
Na quarta-feira (21), a programação ocorre em Abu Dhabi. Na agenda estão visitas a Higher Colleges of Technology, ao Fundo Mubadala e à companhia de investimentos ADQ, além de uma reunião com o presidente do departamento de cultura e turismo de Abu Dhabi, Mohamed Al Mubarak.