Finger & Sommer usa drones para inspecionar pontes, viadutos e passarelas da Freeway

0
172
Foto feito pelo drone / divulgação Finger & Sommer

A Finger & Sommer Engenharia e Consultoria, de Porto Alegre, pioneira no RS no uso de drones para inspeção de pontes, viadutos e passarelas, será a responsável pela avaliação de cada uma das 105 obras que fazem parte da Freeway e BR-290 até Guaíba.

Terceirizada do Consórcio Etel ATP, contratado por meio de licitação do Dnit-RS, a Finger & Sommer deverá emitir relatórios sobre eventuais degradações dessas obras e necessidade de manutenção.

“O Dnit recebeu um parecer emitido pela Triunfo-Concepa, ex-administradora da Freeway, e agora precisa de uma contraprova que verifique eventuais patologias que requerem ações imediatas”, explica Douglas Finger, diretor da empresa. “O objetivo é garantir a segurança de cada uma dessas pontes, viadutos e passarelas”.

Assinado em 1.º de outubro de outubro, o contrato estabelece um prazo de 60 dias para a conclusão dos serviços. Desde então, já foram inspecionadas cerca de 30 itens, nos quais não foi encontrado nenhum problema grave. Normalmente, segundo Finger, as inspeções são feitas por um engenheiro especialista e um auxiliar de engenharia. O drone, equipado com câmera de alta resolução, é utilizado somente em obras de difícil acesso visual, o que qualifica o diagnóstico.

“Com o drone podemos filmar locais como  as pontes Do Saco da Alemoa, a do Rio Jacuí e as alças de acesso da ponte do Guaíba, em que haveria dificuldade de se obter uma análise mais criteriosa da obra”.

Fundada em 2011, a empresa deverá completar, neste ano, um total de 2 mil inspeções em várias regiões do país, das quais aproximadamente 15% realizadas com o apoio de drones.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui