O complexo portuário de Itajaí deverá receber cerca de R$ 689 milhões em investimentos até 2030 para ampliar a capacidade de atracação de navios de maior porte e também para um novo terminal de cruzeiros. A informação é de Anderson Pomini, diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, responsável pela administração do porto desde a federalização ocorrida em 2024, em reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de SC (FIESC).
O diretor da APS afirmou que a obra da dragagem para aprofundamento do canal deverá receber investimentos de R$ 90 milhões, com prazo estimado para outubro de 2027. A readequação do Molhe de Navegantes deve consumir R$ 64 milhões, com prazo de conclusão em setembro de 2028, enquanto as obras na bacia de evolução estão previstas em R$ 68 milhões e devem encerrar em abril de 2027.
Também estão projetados recursos para a compra e instalação de novos equipamentos, como um novo scanner (R$ 12 milhões) e a readequação das subestações de energia e iluminação, com aporte estimado em R$ 20 milhões. Intervenções para a contenção da margem direita do canal ao longo da Avenida também estão previstas, com aporte de R$ 67 milhões, além de obras de adensamento do Recinto Alfandegado Contíguo, com investimento estimado em R$ 45 milhões. Já a retirada do navio Pallas, submerso há mais de 120 anos, deve consumir R$ 23 milhões.
Pomini destacou que R$ 300 milhões serão investidos até 2030 em um novo píer para receber navios de cruzeiro, o que traz uma perspectiva de ainda mais turistas para a cidade de Itajaí e o estado. O diretor da APS destacou ainda outros benefícios para o complexo portuário a partir da gestão federal. Ele citou, entre elas, a rígida governança e a necessidade de seguir a lei das estatais.
O porto de Itajaí ficou paralisado por cerca de um ano e meio, desde 2022, e retomou suas operações em dezembro de 2023 com um contrato provisório assinado pelo governo. Em 2024, a Autoridade Portuária de Santos (APS) assumiu a sua gestão.
Resumo:
– Construção do Píer de atracação de cruzeiros – R$ 300 milhões
– Dragagem do canal do Rio Itajaí-Açu (16 m) – R$ 90 milhões
– Obras na Bacia de Evolução – R$ 68 milhões
– Contenção da margem direita do canal ao longo da avenida – R$ 67 milhões
– Readequação do Molhe de Navegantes – R$ 64 milhões
– Obras de adensamento antecipado RAC e entorno – R$ 45 milhões
– Retirada do casco soçobrado do navio Pallas – R$ 23 milhões
– Readequação das subestações de energia e iluminação – R$ 20 milhões
– Aquisição e instalação de novo Scanner – R$ 12 milhões