O Grupo Exicon, de Porto Alegre, do setor de comércio exterior, acaba de assinar contrato para gerenciar a importação e a distribuição no Brasil de suplementos alimentares e de toda a linha da marca Midway Labs USA, que tem entre seus embaixadores o ator Arnold Schwarzenegger, nos Estados Unidos, e Marcos Mion, Minotauro, Minotouro, Bela Falconi, Felipe Franco e Alice Matos, no Brasil.
Volume
O acordo será de cinco anos e prevê uma participação da Exicon na comercialização dos produtos. Do volume a ser distribuído, 60% serão de unidades da Midway Labs, localizadas nos Estados Unidos e na Europa, e o restante das sete fábricas da empresa americana no Brasil. O estoque inicial de 45 dias prevê a comercialização de produtos importados no equivalente a US$ 5 milhões e de R$ 5 milhões de fabricantes no mercado interno. Ao total, serão distribuídos 175 itens, desde vitaminas, colágenos, fórmulas para ganhar massa muscular até barras de proteína, cuja cadeia inclui body shops, supermercados, farmácias, lojas de conveniência em postos de gasolina e pontos de vendas específicos.
Know-how
A empresa deverá colocar nesse projeto todo know how desenvolvido nos últimos 10 anos em termos de importação e de comercialização de produtos no mercado interno, diz Gustavo Bücker de Souza, diretor do Grupo Exicon, que prevê atingir mais de 170 clientes em todas as regiões do país, no primeiro mês em que atuará como terceirizado da Midway Labs USA.
A operação logística de importação e distribuição prevê o embarque de contêineres nos portos de Savannah, na Geórgia, e de Charleston na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. No Brasil, a descarga será feita no porto de Navegantes (SC), distante 20 quilômetros do armazém geral da Exicon, localizado em Itajaí, que opera com capacidade para 2.100 posições pallets. Dali, os produtos serão despachados via rodoviária para todo o Brasil.
Bagagem
Com uma bagagem de comércio exterior iniciada a partir da criação da Trading Exicon, seguida pela unidade de distribuição, em 2006, de financiamento e serviços na cadeia de distribuição e instalação de um armazém geral, em Itajaí (SC), a empresa passou a oferecer aos clientes um processo de gestão integrado, desde a fabricação até o consumidor. “Considero este contrato com a Midway Labs USA como o mais completo entre os já realizados pela empresa”, avalia o empresário. Atualmente, o portfólio de importação e comercialização mensal da Exicon inclui 5 mil toneladas de aços planos e 7 mil toneladas de aços longos; 700 mil moto peças; 14 mil pneus multimarcas, a maioria da Sailun, e toda a linha de iluminação e lâmpadas de led.
Estrutura de gestão de negócios
“Como importadores de produtos siderúrgicos, desenvolvemos uma estrutura de gestão do negócio que nos habilita a oferecer um produto com a melhor qualidade, maior valor agregado, menor preço possível e capaz de atingir o volume de vendas pretendido pela marca americana”, destaca Souza. “ Todo o processo será integrado pela plataforma de TI do grupo desde a chegada dos produtos até sua distribuição nos canais de vendas que abrangem três linhas de clientes diferentes”.
Com investimentos de R$ 35 milhões em publicidade, propaganda e de marketing para os próximos 12 meses, a meta da Midway Labs USA é elevar as receitas mensais da marca de R$ 10 milhões para uma faixa entre R$ 20 milhões e R$ 28 milhões, informou Souza. “Caberá à própria empresa norte-americana investir em propaganda, mas a Exicon, como terceirizada, atuará sempre alinhada com a campanha publicitária”.
Mercado
O Brasil é um dos países que mais crescem no segmento de suplementos alimentares. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), em 2017, só o setor de Sport Nutrition, uma das quatro divisões do mercado (que ainda inclui Wellness, Perda de Peso e Nutrição Cosmética) faturou cerca de R$ 2,2 bilhões, crescendo 9% em relação ao ano anterior e a expectativa é que em 2018 ultrapasse esse índice, registrando crescimento de 15% e faturando R$ 2,5 bilhões.