Grupo Exicon completa 30 anos “com obsessão pelo cliente”

0
50
Novo logo dos 30 anos do Grupo Exicon

O Grupo Exicon, de Porto Alegre, do setor de comércio exterior, aproveitou as comemorações de seu 30ºaniversário, em 18 de setembro passado, para o realinhamento de sua estratégia de operação.

“Em um mundo em que a conjuntura econômica está sempre em movimento, é nossa obrigação nos apresentarmos como empresa especializada em oferecer soluções customizadas para o comércio exterior e doméstico, adequada às novas tecnologias e ao estilo gerencial contemporâneo e ágil”, afirma Alexandre Bücker de Souza, diretor-geral da empresa.

“Além de uma clara definição de nosso negócio, de seu propósito, o que importa é ter uma verdadeira obsessão pelo cliente, entender o que ele deseja e entregar um serviço o mais eficiente possível”.

Análise de dados

Em linha com os novos modelos de negócios, a empresa está ampliando a sua oferta de análise de dados como fonte de informações para tomada de decisões estratégicas por meio da plataforma Business Intelligence (BI).

O processo funciona a partir de um cruzamento de dados que permite ao cliente uma noção clara sobre o andamento de seu negócio, informa Fabio  Schmitt, gerente de TI da empresa.

Se o cliente deseja avaliar as suas vendas por região, por exemplo, inserimos na plataforma todos os dados de faturamento, provisões, estoques, onde está vendendo, os produtos mais vendidos, os clientes que não compraram nos últimos três meses, margem  de produto, qual oferece retorno maior ou menor, além de outros itens, explica Schmitt. “Assim, é possível fazer as correções necessárias”.
Eficiência operacional

Hoje, na medida em que os clientes se defrontam com uma economia quase estagnada, a busca pela eficiência operacional passa pelo cruzamento de indicadores e essa ferramenta permite uma gestão adequada do fluxo de vendas, avalia Souza.

Com uma crescente demanda  pelos serviços de análises de dados por meio da plataforma de BI, a empresa mantém atualmente uma carteira formada por cerca de 20 clientes.
“Dependendo do serviço desejado, podemos entregar uma série de relatórios de forma customizada”, acrescenta. “Trata-se de um diferencial de mercado e um plus oferecido pela empresa”.

Entre os clientes do grupo se destaca a presença de mais de 60 pequenas e médias empresas, que juntas empregam cerca de nove mil colaboradores. Em muitas delas, graças ao trabalho da Exicon, foi possível migrar do mercado interno que estava em queda para o mercado externo.
Mapa de tecnologia

Além da trading, o Grupo Exicon opera por meio de suas subsidiárias: Exicon Comércio e Distribuição de Mercadorias (Codime), responsável pela gestão completa de aquisição de mercadorias no exterior e sua distribuição no Brasil, Exicon Soluções Logísticas;  Exicon Fomento Mercantil, que oferece capital de giro por meio do Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC).

“Com seu rico mapa de tecnologia e modelo de negócios sofisticado, o Grupo Exicon está bem posicionado para ampliar os limites de negócios de seus clientes tanto no comércio exterior como no doméstico”, completa Souza

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui