Norte (SC), investidora em energia hídrica, expande negócios com implantação da CGH Barra da Europa

0
155
Rio Burro Branco, onde será instalada a CGH Barra da Europa/Divulgação

A Norte  Administração e Finanças Ltda., de Águas Frias (SC), empresa especializada em prover soluções em negócios de usinas hidrelétricas, acaba de concluir a formação de um grupo de 80 investidores para a implantação da CGH Barra da Europa, no rio Burro Branco, de 4,60 MWh, que irá demandar investimentos estimados em cerca de R$ 40 milhões.  Localizada na divisa dos municípios União do Oeste e Pinhalzinho (SC), a unidade vai contar com duas turbinas tipo Kaplan e tem seu início de operação previsto para março de 2022.

Formada pelas empresas Barra da Europa Participações S.A. (91%);  Múltipla Participações Ltda. (5%) e Proprietários de terras (4%), a SPE Companhia Energética Barra da Europa vem trabalhando para o enquadramento do projeto em GD, em propostas de arrendamento da usina ou venda em prazo médio de dez anos, ou ainda participação em leilão ou venda junto ao mercado livre.

A instalação do canteiro de obra deverá ser concluída até o final deste mês, enquanto os aportes serão direcionados para custos de projetos (engenharia e ambientais), aquisição de terras atingidas pelo lago e obra, acessos, estruturas e construção de canteiro, primeiro e segundo trecho da linha de transmissão e despesas gerenciais.

A partir de janeiro de 2021 serão aplicados recursos na construção das obras civis – túnel, terraplanagem e estruturas de concreto-, terceiro e quarto trecho da linha de transmissão, e no pagamento dos equipamentos hidráulicos e mecânicos do empreendimento, assim como despesas com programas ambientais e despesas gerenciais da SPE. O retorno previsto para o  investimento é estimado em seis anos, segundo informou à MODAL Rousty Rolim Moura, diretor da Norte.

Criada em 16 de janeiro de 2016, a Norte fomenta operações  para clientes e parceiros, além de apoiar o desenvolvimento de negócios em suas áreas de interesse. E atua desde a concepção de grupo de investidores, como implantação das obras através de monitoramento assistido, gestão administrativa, financeira e energética durante a operação. O principal foco é nas Centrais de Geração Hídrica (CGH’s) de até 5 MW, e PCH’s entre 5 MW a 30 MW, com autorização/concessão de 35 anos de exploração.

“Nosso diferencial é oportunizar a opção de investimento no segmento energético sem grandes grande volumes de recursos. Ou seja, viabilizamos possibilidade mínima de aquisição de 0,25% de cada empreendimento”, afirma  Moura. A rentabilidade média sinalizada nos planos de negócios pelos projetos ficam acima de 12%ao ano.

Atualmente, a Norte atua como gestora e investidora de 36 MW de potência instalada, que reúne as PCHs Coração (4,6 MW) ; Pito (4,4 MW); Tupitinga (24 MW) e a CGH Aparecida (3 MW). As CGHs Barra da Europa (4,6 MW) e General (5 MW) estão em fase de implantação. Em fase de licenciamento se encontram as PCHs Nova Erechim (24 MW); Santo Antônio (42 MW) e Foz do xaxim (30 MW), todas em Santa Catarina.

Diversifique seus investimentos, procure a empresa Norte para investir em geração de energia. Fale com o Rousty ou Leonir (Nico) através do telefone (49) 33320195 ou (49) 99995-5257.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui