O mercado livre de energia é para minha empresa?

0
253

Engenheira eletricista Ana Paula Loss (*)

O mercado livre de energia foi estabelecido em 1995, no mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Inicialmente, a intenção era promover uma maior abertura do setor, estimulando a concorrência. Mas foi somente depois de quase duas décadas da sua instituição, que o mercado livre de energia acelerou e foi reconhecido no país, tendo hoje uma representatividade superior a 30% de toda a carga do setor elétrico nacional.

Mas você sabe o que é e como funciona o mercado livre de energia no Brasil e como a sua empresa pode se beneficiar dele? Vamos lá… Esse formato de contratação permite que as operações de compra e venda de energia elétrica sejam reguladas por acordos firmados diretamente entre o consumidor e o fornecedor do serviço. Mas na prática, o que isso significa? Significa que a sua empresa terá a liberdade para escolher seu fornecedor, conforme seus critérios, conveniências e interesses, levando em consideração desde o preço praticado até outros detalhes como a segurança no fornecimento e a fonte geradora. Em suma, o mercado livre pode trazer uma performance muito mais rentável para o seu negócio, permitindo traçar suas próprias estratégias e negociar livremente as condições comerciais de contratação da sua energia.

A migração para o mercado livre de energia está condicionada à demanda e à tensão contratadas. O consumidor que deseja aderir ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) deve ter demanda contratada acima de 500 kW com a distribuidora, ter o somatório das demandas das unidades com a mesma raiz de CNPJ ou áreas contíguas atingindo este mínimo de 500 kW e tensão mínima de 2,3 kV.
Além disso, é importante salientar que, o consumidor continua conectado à rede de distribuição. Dessa forma, mesmo que adquira energia de outro fornecedor, é necessário pagar também pelo serviço da distribuidora, referente ao uso da rede. O processo de migração ao ACL não impacta em alterações físicas da rede de transmissão e distribuição que atendem o cliente, a diferença se dá somente contratualmente.

A Ludfor Energia realiza a assessoria completa desde o estudo de viabilidade para migração da sua empresa, processo de adesão e todo o acompanhamento necessário da gestão no ACL.

Ficou interessado? Entre em contato conosco!

(*) Gestora de Ativos do ACL na Ludfor Energia

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui