Programa da Volvo para ônibus reduz consumo de combustível em 7%

Crédito: Divulgação

Projeto piloto do programa de consultoria de consumo de combustível desenvolvido pela Volvo Bus Latin America e a revenda Dipesul em parceria com a Visate, operador de transporte de Caxias do Sul, resultou em 7% economia de combustível para a empresa.  Considerando o custo total de operação por quilometro rodado em itens como peças, desgaste de pneus, consumo diesel e lubrificantes, a redução foi de 9%. “Essa tecnologia ajuda a ser mais eficiente na administração do negócio e também a melhorar a qualidade do transporte coletivo e a qualidade de vida das pessoas”, disse Fernando Ribeiro, diretor superintendente da Visate.

Correção no estilo de dirigir

O trabalho transformou dados conectados de oito ônibus da Visate em um plano de ação para melhorar a eficiência da operação. Com essas informações foi implementado ações de melhorias customizadas para cada veículo, de acordo com perfil de condução dos motoristas e da rota percorrida pelos ônibus. Os resultados foram alçados a partir de um aprimoramento do estilo de condução dos motoristas, que reduziu 59% a ocorrência de eventos, como aceleração desnecessária, curvas e frenagens bruscas, veículo parado com motor ligado, tempo de sobregiro e excesso de velocidade.

“O treinamento dos motoristas focado no estilo de condução de cada um deles, para uma direção mais econômica tem um efeito direto no tempo de vida útil das peças e pneus”, explica Anderson Fabiano de Castilhos, gerente operacional da Visate. A Visate tem uma frota tem 342 ônibus e 77 linhas que atendem cerca de 90 mil passageiros por dia, em média. Além do treinamento de motoristas, foi feita análise das manutenções periódicas para avaliar desgaste de peças e impacto no consumo; e nas configurações do veículo, para identificar a mais adequada para o tipo de rota e quantidade de passageiros transportados.

Projeto será ampliado em 2018

“Um dos principais pontos trabalhados no plano de ação com a Visate foram os relatórios com informações customizadas para atuação direta nos pontos de melhoria de cada motorista, tratadas durante o treinamento aplicado no cliente. O estilo de condução influencia diretamente no consumo e na performance operacional do veículo”, explica Alexandre Vargha, líder do projeto.

Inicialmente, o programa está sendo lançado em três grupos concessionários da marca: Dipesul, Auto Sueco São Paulo e Rivesa, e é voltado para clientes de médio e grande porte. A partir do ano que vem, o projeto será estendido para a toda a rede de concessionários.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade