Revista Modal passa a se engajar no enfrentamento da mudança climática

0
118

Em qualquer discussão sobre o clima, a energia renovável geralmente lidera a lista de mudanças que o mundo pode acionar para evitar os piores efeitos do aumento da temperatura. Isso ocorre porque fontes de energia renováveis, como solar, eólica, hídrica e biomassa, não emitem dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global.

Com base na análise da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), as reduções de emissão de dióxido de carbono (CO2) relacionadas à energia, teriam de cair 70% até 2050, em comparação com os níveis atuais, para atender às metas climáticas. Uma mudança em larga escala da eletricidade proveniente de fontes renováveis pode gerar 60% dessas reduções; 75% se as energias renováveis para aquecimento e transporte forem consideradas; e 90% com eficiência energética aumentada.

Nessa linha, este portal oferece espaço gratuito para divulgação de cases de projetos de energias renováveis e de eficiência energética, de destaque por seus benefícios sociais e ambientais.

Segundo estimativa da IRENA, cada dólar gasto na transformação do sistema global de energia oferece um retorno de pelo menos US $ 3 e potencialmente superior a US $ 7, dependendo de como as externalidades são avaliadas. Isso demonstra a importância do fomento às energias renováveis e da conscientização sobre a ameaça da escalada da catástrofe climática em nosso planeta.

No momento em que as informações factuais e fidedignas são cada vez mais necessárias, acreditamos que cada um de nós deve se envolver em causas como a do combate ao aquecimento global, um caminho que a revista Modal pretende seguir de sua maneira, ou seja, divulgando projetos, obras, investimentos e inovações do setor de energias renováveis. Mesmo que a nossa contribuição seja pequena, certamente não deixará de ser valiosa pela importância da causa que defende.

Milton Wells-Editor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui