Saur, de Panambi, aprimora equipamentos para limpeza de grades de centrais hidrelétricas

0
40
Máquina limpador de resíduos da Saur

A Saur S.A., de Panambi (RS), fabricante de equipamentos para o setor elétrico, vem buscando aprimorar seus processos de remoção de entulhos e detritos que interferem na grade de proteção das centrais hidrelétricas, por onde passa o fluxo d’água do duto condutor das turbinas de geração de eletricidade.

Com o aumento de resíduos gerados pelos centros urbanos e, muitas vezes, depositados de modo indevido nos rios ou ainda pela ação da própria natureza, faz com que o acúmulo de todo tipo de lixo nas grades das usinas seja cada vez maior, afirma a empresa. “Esse mesmo lixo, que prejudica a capacidade produtiva dessas usinas e aumenta o custo operacional, pode se tornar fonte de renda para entidades e organizações recicladoras. Todo o material retirado das grades pode ser reaproveitado, servindo de matéria-prima para a confecção de outros produtos ou mesmo para utilização de compostos orgânicos para o solo”.

Assim, ganham as usinas que podem operar com toda sua capacidade e menor custo, os rios que ficam menos poluídos e as associações e organizações que revendem produtos reciclados, diz a empresa. “ Os limpadores podem ser aplicados em todos os tipos de usinas hidrelétricas. Nessa linha foram desenvolvidos modelos e soluções para pequenas, médias e grandes centrais hidrelétricas, tanto para obras novas como já existentes”.  Além de extrair todo o potencial hidráulico na operação das turbinas para geração de energia elétrica, esses equipamentos contribuem para a redução de jornadas de trabalho por parte dos operadores, de condições inseguras e insalubres para os profissionais envolvidos na atividade e proporcionam um meio ambiente limpo, maior eficiência energética das usinas e menor custo operacional, acrescenta.

Especializada em soluções logísticas em movimentação de cargas e materiais, a Saur atua nos ramos industriais e florestais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui