Sultec fecha contrato para impermeabilizar o subsolo daquele que será o maior edifício da AL

0
340
Residencial Yachthouse By Pininfarina

A Sultec Engenharia e Geotecnia, de Itapema (SC), deixará a sua marca entre os fornecedores da obra do residencial Yachthouse By Pininfarina, de 81 andares, de 280 metros de altura — o maior edifício da América Latina —, que está sendo construído em Balneário Camboriú (SC) junto à Marina Tedesco, na Barra Sul, com vista  para o mar, a Mata Atlântica e o rio Camboriú.

Dimensão da obra

A empresa deverá impermeabilizar 7 mil m2 do subsolo do empreendimento em que foram necessários 600 trabalhadores, 12 mil toneladas de aço e quase 90 mil metros cúbicos de concreto. Ao todo foram investidos R$ 200 milhões e só o sistema de elevadores demandou R$ 21 milhões. A obra, tocada pela construtora Pasqualotto & GT,  iniciou em 2014 e está em fase final de acabamento.

 

 

execução do subsolo

Execução do subsolo e fundações no ano de 2014. É nessa região do subsolo que a Sultec esta trabalhando no momento

 

Como ocorre a infiltração de água
A falta de estanqueidade no subsolo dos edifícios, sejam grandes ou pequenos,  é uma das piores dores que pode surgir aos empreendedores. Jorge Ribeiro, CEO da Sultec, explica que a infiltração de água no subsolo de construções verticalizadas  pode ocorrer em várias situações: pela cortina de concreto, parede diafragma, laje subpressão, mas também pelos poços de elevadores e cisternas.

“Quanto maior a pressão do lençol freático, mais probabilidade de infiltrações. Se somarmos a isso algumas falhas construtivas e métodos de impermeabilização errados, temos a receita pronta para uma grande complicação para resolver “, acrescenta Ribeiro.

O serviço, que está sendo executado quatro metros abaixo do nível do rio,subsolo2 levará cerca de cinco meses para a sua conclusão, envolvendo a aplicação de diversas resinas de poliuretano.
Método de trabalho

Ribeiro explica que sua equipe começou o trabalho pelo cisternas, poços de drenagem e poços de elevador, seguindo depois para as paredes e laje subpressão. A parte mais complexa  envolve os poços de drenagem temporários que vão ser inutilizados nesse processo e que deve exigir maior volume do insumo para a sua conclusão.

 

 

subsolo1

Portfólio em edifícios de alto padrão

Especializada em serviços de injeções de resinas de poliuretano em infiltrações e também reparos estruturais em  barragens de concreto de UHEs, a empresa nos últimos anos vem acumulando contratos de impermeabilização de subsolos de edifícios de alto padrão no litoral de Santa Catarina. Em seu portfólio consta um acumulado de mais de 100 mil m2 de subsolos impermeabilizados nos municípios de Florianópolis, Itapema, Joinville, Balneário Camboriu, Itajaí, Piçarras e outros. Dos maiores edifícios do Brasil, a Sultec impermeabilizou as estruturas de concreto de cinco deles.

Carteria de pedidos

“A Sultec trouxe a tecnologia usada em grandes obras de geração de energia, em que somos empresa referência no mercado para as construções verticais de alto padrão, em que frequentemente executamos contenção e estanqueidade em subsolos com até três pavimentos negativos” refere Ribeiro.

Com uma carteira de pedidos fechada para o primeiro semestre, a  Sultec, que comemora em outubro próximo 10 anos de fundação, projeta para 2022  um incremento de 25% em suas receitas,  média que vem sendo mantida nos últimos anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui