A Trensurb encaminhou ofício ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), pedindo reforço na limpeza da via urbana próxima à casa de bombas da bacia metroferroviária, após o alagamento ocorrido durante a chuva da noite de ontem (11). Equipe técnica da Trensurb constatou acúmulo de lixo na alça da Voluntários da Pátria e Av. Sertório. Mesmo assim, a via ferroviária da Trensurb permaneceu seca, mesmo com a excessiva quantidade de lixo que interferiu momentaneamente no acionamento da boia da casa de bombas.
Reconstrução
Na semana passada, a empresa contratada para a reconstrução da casa de bombas iniciou os trabalhos no local. Após o rompimento da comporta de número 14 do sistema de proteção contra enchentes de Porto Alegre em maio deste ano, diversas estruturas e equipamentos no local sofreram danos irreversíveis, incluindo painéis de controle e a subestação de alimentação elétrica das bombas.
A nova casa de bombas terá sua capacidade de carga aumentada, assim como os dois grupos geradores de energia, garantindo redundância de abastecimento de energia elétrica e evitando paralisações das bombas. As tubulações internas da casa de bombas serão substituídas, bem como as válvulas e registros.