Brasil registra redução de um milhão de contratos de TV por assinatura em 12 meses

Crédito: Divulgação

O Brasil possui 17,851 milhões de contratos de TV por assinatura na posição de março deste ano. Nos últimos 12 meses, contudo, houve recuo de 1,081 milhão de contratos, o que corresponde a uma queda de 5,71%. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em relação ao mês anterior, março apresentou pequena redução, de 972 contratos (-0,01%).

A participação de mercado das prestadoras móveis coloca a NET na primeira posição com 8,973 milhões de clientes, representando participação de 50,27% do mercado. A Sky é a segunda com 5,298 milhões de clientes e 29,68% de participação. A Telefônica possui 1,586 milhão de clientes (8,89%) e a Oi com 1,526 milhão de clientes (8,55% do mercado).

Nos últimos 12 meses, somente duas empresas registraram crescimento: a Oi, com mais 175.163 contratos (+12,96%) e Algar com leve aumento, de 362 contratos (0,37%). As demais empresas apresentaram queda, com destaque para NET, com a perda de 765.891 contratos (-7,86%) e Sky com redução de 289.986 contratos (-5,19%).

Por estados da federação, as maiores reduções de contratos foram: no Amapá, menos 3.021 (-12,89%), Pernambuco com menos 47.104 (-12,66%) e Sergipe com menos 11.174 (-11,69%). Em termos quantitativos, as maiores quedas foram: São Paulo com menos 485.499 contratos (-6,71%) e Rio de Janeiro com menos 129.250 contratos (-5,05%). Maranhão, Piauí e Tocantins registraram pequenos aumentos no serviço.

Na comparação entre fevereiro e março de 2018, o Rio Grande do Sul registrou um aumento de 8.082 contratos de TV por assinatura, de fevereiro para março de 2018. As maiores reduções percentuais foram: no Amapá com menos 264 contratos (-1,28%) e no Pará, menos 4.913 contratos (-1,59%). Em termos quantitativos, as maiores diminuições foram: no Rio de Janeiro com menos 5.932 contratos (-0,24%) e Pará com menos 4.913 contratos (-1,59%).

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